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Consiga mais clientes fazendo seu próprio Marketing Contábil

conseguir mais clientes

Se você é contador e está precisando de mais clientes para seu negócio, vou falar neste artigo sobre as principais estratégias para conseguir esta façanha gastando pouco ou nada.

Depois de aplicar minhas dicas você terá um processo automático para conseguir novos clientes aplicando algumas técnicas de marketing contábil ou marketing digital.

Este manual tem pelo menos 10 passos importantes, neste artigo vamos falar sobre os 3 primeiros que são:

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Vamos começar falando então do primeiro passo para conseguir mais clientes para sua contabilidade.

1º Definir um nicho para conseguir mais clientes

Definir um nicho é como se fosse a bussola do marketing digital e da estratégia de venda de sua empresa, é certo dizer que sem um nicho definido seu negócio fica perdido ao “vamos atender qualquer um que aparecer” e normalmente isso leva a serviços de média qualidade e de pouca conversão.

Em contrapartida ao definir um público-alvo você foca seus estudos, serviços, atendimento e estratégias nas necessidades deste público.

Não podemos dizer qual é o melhor nicho hoje para a área de contadores, mas podemos dar algumas sugestões interessantes.

Nicho / Público-alvo para contadores:

  • Área da saúde (Clínicas e consultórios médicos, odontológicos, etc…)
  • Franqueados
  • Restaurantes
  • Hoteleiras
  • E-commerce
  • Negócios Digitais
  • Youtubers

Já escolheu seu público-alvo? Agora vamos dizer que passos você deverá tomar.

Entenda as dores

Veja o que preocupa seu público-alvo quando o assunto é contabilidade, você pode descobrir isso entrando em grupos do Facebook, usando o yahoo respostas ou simplesmente perguntando para seus próprios clientes quais as dificuldades que ele tem se deparado em seus negócios.

Ou perguntando a eles porque não tinham um serviço de contabilidade dês do início do negócio, isso pode te revelar algumas necessidades que você ainda não conhecia e poderá criar serviços para atender esta demanda.

Avalie bem as respostas e analise os serviços que você poderia disponibilizar para resolver estes problemas.

Crie um processo de vendas

Ter um processo de vendas é extremamente importante, ele consiste em basicamente definir quais são seus serviços, precifica-los e trabalhar da seguinte forma:

  • Tenha um serviço de baixo valor ou gratuito para atender a todos, por exemplo abertura de empresa para mei ou uma consultoria geral da empresa para apontar melhorias, desta forma você consegue trazer pessoas que vão te conhecer, entender como você pode ajuda-las e isso gera autoridade. Desta forma será bem mais fácil faze-las comprar seu serviço de valor mediano.
  • Tenha um serviço de valor mediano, agora que as pessoas já conhecem você por conta de seu serviço gratuito será muito mais fácil falar sobre as vantagens de seu plano mediano pois esta pessoa já esta em um processo que chamamos de aquecimento.
  • Tenha um serviço de alto valor, esta é a meta que temos de fazer para este cliente que veio da consultoria gratuita mas agora paga seu produto de maior preço, porque ele vê vantagem nisso e confia em você.

Como deve notar o processo de vendas consiste em basicamente criar um relacionamento. Antes de dizer seu preço, o primeiro contato é o momento de encantar e mostrar toda a sua sabedoria. Com o tempo este prospect passa a ser um cliente de primeira compra e com o passar de mais tempo ele passa a ser um cliente recorrente, fazendo várias compras com você.

Este processo de avaliação gratuita para que o cliente conheça a marca ja é feito por muito tempo por grandes empresas como netflix, spotify entre outros.

Por isso a importância de se ter listado todos os seus serviços, dês do mais barato até o de maior valor.

2º planeje seu marketing com foco em um funil de vendas

A imagem ao lado já responde como deve ser seu planejamento de marketing, os quadros roxos escuros são todas as opções que você pode usar, mas não quer dizer que você precise usar todas as opções.

Falando das formas mais comuns para a primeira fase normalmente os artigos do blog e um pequeno investimento no Facebook já são suficientes para trazer estas pessoas a seu site.

Para a segunda fase usar conteúdo rico como e-book ou vídeos de treinamento podem fazer com que este visitante deixe seus dados de contato, tornando-o um lead.

Na terceira fase entra em ação seu setor de vendas, você tem os dados de uma pessoa que se identifica com a solução proposta por sua contabilidade e possivelmente deve estar passando por um dos problemas listados em sua página de venda.

Agora é o momento de criar um relacionamento, de ajudar, entender e conversar sobre como sua empresa pode ajudar este novo lead.

conseguir mais clientes

Para contabilidade é melhor site institucional ou pagina de vendas?

Depois que você definiu seu nicho e áreas que pretende atender para ajudar seu cliente chegou a hora de divulgar está suas soluções.

Mas será que é uma boa estratégia fazer isso em seu site institucional? Infelizmente usar seu site institucional não é uma boa estratégia para conseguir mais clientes.

Normalmente um site institucional fala sobre diversos serviços de contabilidade e se você já tem um site ativo a algum tempo o Google pode ter indexado suas páginas e definido quem deve encontrar seu site com base nas palavras-chaves e conteúdo dele.

A solução

Tenha então uma página exclusiva de venda para seu nicho, esta página deve ser objetiva, com informação direta, botões de ação, se possível vídeos e formulários para que a pessoa possa entrar em contato de forma simples e rápida.

O site de vendas deve ter apenas 1 ou no máximo 2 páginas internas, pois o foco aqui é fazer o cliente entender que você atende a uma necessidade dele e que pode entrar em contato facilmente.

Se você criar várias páginas internas isso poderá confundir seu cliente e fazer com que ele tome uma ação em outro momento.

Você pode dedicar a esta página um domínio especifico ou usar um subdomínio, exemplo: seunicho.seusite.com.br

Entretanto se conseguir um domínio com sua palavra-chave podemos dizer que você começou com o pé direito, exemplo: contadorparamedico.com.br

Passo-a-passo para atrair leads para sua contabilidade.

Você pode conseguir leads de diversas formas. Ofereça informação, crie um blog, crie infográficos, e-books, etc… Pessoas interessadas em sua informação vão assinar seu formulário para receber seu conteúdo.

Crie um blog: Foque seu esforço em escrever artigos sobre os medos e soluções para seu público-alvo.

Crie Infográficos: A estratégia é a mesma do blog, mas o conteúdo deve ser bem menor, com um problema no título e uma solução em seu conteúdo, você pode criar infográficos facilmente neste site: pt.venngage.com

Crie E-book: Um e-book também segue o mesmo conceito do blog, porém este deve conter seu melhor artigo, aquele que gera maior interesse, deve ser escrito de maneira completa, mas não cansativa. Pode ser feito no PowerPoint e a capa pode ser criada de forma gratuita no site: canva.com

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3º automatize o processo do marketing digital

Esta dica é fundamental para seu projeto, imagine ter um processo de marketing onde suas ferramentas funcionam bem como um relógio suíço.

Um sistema que localize o seu público que busca por seu serviço e chame para uma pagina que fará todo o processo de venda desde a  apresentação de seus serviços, apresentação de suas redes sociais e por fim o contato com você no whatsapp.

Vou te ensinar o passo-a-passo disso mas desta vez vou enviar no seu e-mail. então cadastre seus dados abaixo para receber agora nossa sequencia de dicas.

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