Como criar um site de contabilidade: Manual passo-a-passo 2021

criar um site de contabilidade

Confira agora o que preparamos para você. Um manual passo-a-passo para criar um site de contabilidade profissional no WordPress usando plugins gratuitos e logo grátis.

Basicamente todos os recursos que vamos ensinar aqui tem o uso gratuito, mas não quer dizer que será fácil.

Para criar o seu site de forma profissional serão necessários pelo-menos 15 passos e vamos falar sobre cada um deles e como aplica-los da maneira mais fácil possível.

Mas talvez seja necessária uma ajudinha de um amigo que tenha mais experiência na área de web caso você ainda não tenha.

Manual para criar um site de contabilidade

Neste manual nós vamos aprender sobre os seguintes itens:

  1. Criando uma Identidade visual para um site de contabilidade
  2. Registre seu domínio
  3. Escolha o melhor CMS para criar seu site de contabilidade?
  4. Escolha a melhor hospedagem e E-mails para sua contabilidade
  5. Defina qual é seu público-alvo
  6. Defina o conteúdo de seu site de contabilidade
  7. Formas de atendimento de seu site contábil
  8. Blog integrado ao seu site contábil
  9. Pagamento de declaração IR Diretamente em seu site contábil
  10. Definindo um tema para seu site de contabilidade
  11. Defina um plugin de site builder para facilitar o processo
  12. Como conseguir mais visitas em seu site contábil
  13. O Marketing Contábil vai dar um UP em seu site
  14. Use ferramentas para testar erros em seu site contábil
  15. Aprenda como ter seu site contábil pronto em 3 dias

Como pode ver vamos abordar diversos pontos e tentaremos passar em detalhes os passos para que você mesmo possa fazer tudo isso dificuldades, então vamos ao primeiro passo.

1. Criando uma Identidade visual para um site de contabilidade

Entendi que este é o ponto principal, pois é por meio da identidade visual que você define o nome e as cores que terão seu negócio.

Sem um nome e um logo bem definido é difícil imaginar como poderia ser criado o site, que tipo de layout ele teria ou até mesmo que nome escolher para seu domínio.

Talvez você pense, mas antes mesmo de criar minha identidade não seria ideal criar a minha persona, definir meu publico e serviços que vou disponibilizar em meu site?

Sim a definição de persona é muito importante e deve ser feita já nos primeiros passos, mas lembre-se que vamos focar aqui nos pontos necessários para se construir um site ok?

A minha sugestão para criar sua marca é começando com uma pesquisa em sites de concorrentes, a ideia não é copia-los mas entender pontos fortes e também pontos fracos.

Focar em coisas que poderia ser bom e também analisar coisas que você definitivamente não quer fazer em sua marca.

Depois de definir seu nome e sua marca você poderá criar seu logo gratuitamente de forma simples no site designevo: https://www.designevo.com/logo-maker/

O site designevo cobra apenas pela arte do logo caso você precise no formato Corel, normalmente usado para a criação de cartões de visita, camisetas etc..

Para o uso no site o jpg, mesmo que seja em imagem menor já pode ser utilizado de maneira satisfatória.

2. Registre seu Domínio

Depois de ter seu nome e identidade definidos esta na hora de registar seu domínio. Existem muitas empresas que prometem fazer este serviço mas cuidado.

Algumas delas querem que seu domínio seja propriedade da empresa registradora, caso você queira deixar de usar o serviço de renovação de domínio e colocar seu domínio como sendo de sua propriedade terá de fazer passos extremamente burocráticos.

Então para começar direito, sempre cadastre seu domínio no site registro.br, o passo-passo para registro de domínio você neste link.

3. Escolha o melhor CMS para criar seu site de contabilidade?

Atualmente existem muitas opções para a escolha de um CMS, e a grande maioria daria conta da criação de um site para contabilidade, mas nossa recomendação por enquanto ainda é o WordPress.

Atualmente o WordPress conta com uma equipe de centenas de desenvolvedores que diariamente tentam otimizar a velocidade do sistema e deixa-lo mais seguro.

O WordPress também conta com uma grande quantidade de empresas que desenvolvem temas e plugins para sua plataforma gratuitamente e também disponibilizam opções premium.

Todas estas pessoas trabalhando em volta do WordPress tornam este sistema confiável e gera confiança de que possivelmente ele vai durar por muito tempo, pois isso o WordPress é o CMS recomendado para a criação e seu site.

4. Escolha a melhor hospedagem e E-mails para sua contabilidade

Nós fizemos um artigo bem completo sobre este assunto e você pode conferi-lo no site da VCSis, o titulo é: Qual a melhor Hospedagem WordPress?

Em resumo este artigo aborda os aspectos mais importantes que devem ser analisados antes de contratar um serviço de hospedagem para seu site contábil. A minha recomendação é que leia este artigo para ter uma maior compreensão sobre a contratação de um serviço de hospedagem.

Mas se você precisa de um servidor seguro, rápido, com equipe para ajuda-lo nos problemas de seu site e com um bom preço a VCSis tem planos excelentes, entre em contato com nossa equipe e poderemos cuidar de seu site.

5. Defina qual é seu público-alvo

Já temos um logo, o sistema que gerenciará seu site é o WordPress e também a hospedagem que vai cuidar dos serviços. Antes de criar o site precisamos agora definir que tipo de conteúdo será abordado.

Mas para cuidar do conteúdo a definição de um público-alvo pode facilitar as coisas, por exemplo: Sabemos que uma contabilidade atende praticamente todos os serviços da área, mas quando você decide abrir uma contabilidade para barbearias tudo começa a mudar.

As cores, o layout, os textos do site, os seguidores das redes sociais que terão de ser barbeiros, etc.. entendeu? defina seu público, isso vai ajudar muito a definir o próximo passo.

defina seu publico antes criar um site de contabilidade

6. Defina o conteúdo de seu site

Para nossa explicação ficar mais fácil vamos manter então a ideia que nosso publico será barbearias / barbeiros.

Agora é um bom momento para estudar sobre seu público nas redes sociais, entender as necessidade deles, os medos e o que eles esperam de um contador.

Com esta pesquisa definida você poderá oferecer serviços e soluções que a maioria de seus clientes estavam buscando.

por exemplo: Normalmente um barbeiro abre sua empresa como MEI, que tal falar sobre como você pode oferecer este serviço de abertura de empresa?

Algumas contabilidades preferem oferecer a abertura de empresa de forma gratuita caso o cliente contrate sua consultoria mensal, estas são estratégias que dão certo em muitas empresas de contabilidade e podem dar certo na sua também.

7. Formas de atendimento de seu site contábil

Este é um ponto muito importante pois quando estamos construindo um site normalmente gostamos de disponibilizar todas as formas de contato, mas você realmente pode atender a todas as formas de contato?

Atualmente existem atendimentos online, você estará sempre online para atender seus clientes quando eles chamarem?

Existem também os atendimentos por meio de redes sociais, onde o mais comum são as mensagens diretas do instagram e o Facebook Messenger, você esta sempre conectado a estas redes para atender seus clientes?

A ideia aqui não é questionar sua capacidade de atendimento mas mostrar que nem sempre podemos atender a todas as formas e nem precisamos, apenas cumpra o que você propôs para o planejamento de atendimento, se você pode atender sempre no seu whatsapp, mas todos os outros meios podem falhar de vez em quando então, é melhor focar apenas no atendimento via Whatsapp.

Esta regra parece um pouco rígida mas a verdade é que fazer um cliente entrar em contato não é fácil, e quando ele demonstra interesse em seu serviço e você não esta lá para atende-lo podemos dizer que todo um planejamento foi jogado fora.

Dito isso defina com cuidado as formas de atendimento que você pretende disponibilizar em seu site e esteja atento a elas.

8. Blog integrado ao seu site contábil

Uma excelente estratégia para conseguir clientes para sua contabilidade mas que muitas vezes é mal trabalhada ou mal pensada. Tanto o blog quanto as redes sociais não são bons locais para se divulgar produtos e serviços.

Você entra no Instagram ou Facebook buscando coisas para comprar? talvez você possa até pesquisar de vez em quando por um produto nestas redes, mas normalmente você não espera compra-los por lá.

Então publique sobre pontos comuns de pesquisa em seu blog e redes sociais, por exemplo:

  • 5 dicas para regularizar sua barbearia sem gastar nada
  • Passo-a-passo para abrir uma barbearia de sucesso
  • Etc…

Estas postagens vão levar sua persona a seu blog e em algum momento do texto você pode oferecer seus serviços, mas foque em ajudar não em vender.

Em resumo: Seu site vende seu produto, seu blog e redes sociais devem ajudar seu público-alvo, entendido?

Soluções de Pagamento

9. Pagamento de declaração (IR) Diretamente em seu site contábil

Porque não? afinal de contas já existem diversas formas de pagamento que se integram muito bem ao WordPress e tem a confiança da maioria das pessoas que fazem compras online.

Entre as principais estão o pagseguro e o paypal, se você tem serviços simples e de preço fixo você poderá criar uma página de serviço com pagamento online por meio dos botões de pagamento que você pode gerar no site do pagseguro e paypal.

Serviços como de declaração de imposto de renda por exemplo podem ser feitos por meio de um cadastro dos dados do cliente e após os dados serem enviados os sistema direciona para a página de pagamento.

Que tal usar este recurso em ao criar um site de contabilidade? Nós da VCsis podemos fazer isso funcionar rapidamente.

10. Definindo um tema antes de criar um site de contabilidade

Agora o assunto começa a ficar mais sério ;).

A escolha do tema para seu site de contabilidade pode se tornar uma escolha de muitas horas, isso por conta da vasta opção de temas que o WordPress vai te proporcionar.

De olho neste assunto nós criamos 2 artigos no site da Academy VCSis, são estes:

Você também pode encontrar muitos templates gratuitos para contadores no catalogo de temas do WordPress.org: https://br.wordpress.org/themes/search/accounting/

Buscar pelo o tema ideal é diversão garantida por muitas horas, como a estrutura e seu conteúdo será dividido em seu tema é um assunto muito pessoal, e basicamente não existe certo ou errado sobre isso.

A melhor parte de se usar temas do WordPress é que quando você enjoar de um, poderá facilmente mudar para outro. Então mãos a obra e comece a planejar qual tema será usado em seu site contábil.

11. Defina um plugin de site builder para facilitar o processo

A nova moda do WordPress é esta, o uso de plugins site builder facilita e muito a criação de seu site, páginas, blogs e até lojas virtuais sem a necessidade de saber programar.

Talvez seja bom dar uma olhada em alguns vídeos no youtube para aprender a usar algumas ferramentas e entender tudo que elas podem oferecer.

Basicamente todos os plugins de site builder são interessantes para se criar um site, mas o melhor e mais usado atualmente é o elementor.

No vídeo abaixo você pode conferir como o trabalho no elementor é simples, o plugin também conta com uma comunidade bastante empolgada que integra vários plugins a ele deixando-o mais poderoso.

12. Como conseguir mais visitas em seu site contábil

Recentemente escrevemos um artigo falando sobre isso e o titulo é: Como ter mais visitas em seu site?

Este artigo é tão completo que seria um pecado eu tentar resumi-lo aqui, mas basicamente ele vai trazer para você valiosas dicas sobre marketing contábil e técnicas de SEO que se forem unidas a este artigo que vocês esta lendo com certeza vão resultar em um site de contabilidade bem sucedido.

Então minha melhor dica para você é: depois de criar um site de contabilidade leia meu artigo sobre Como ter mais visitas em seu site 😉

13. O Marketing Contábil vai dar um UP em seu site

Com certeza vai sim, aqui nós já estamos falando de estratégias que englobam não apenas o site, mas sim funil de vendas, redes sociais, preparação de newsletter, sistemas de atendimento automatizado com chatbots, etc…

Sei que parece difícil mas não é, é importante apenas entender que cada coisa deve ser feita por vez, e a união de todas elas o marketing contábil e sua decisão de criar um site de contabilidade vão resultar em um projeto incrível.

Quer aprender sobre o marketing contábil? da uma olhada neste artigo: Marketing Contábil, Porque ele é tão importante?

14. Use ferramentas para testar erros em seu site contábil

Existem diversas ferramentas para testar seu novo site, estes testes são importantes para que você possa conferir se:

  • A velocidade do site esta satisfatória
  • Se ele abre corretamente em qualquer tela
  • Avaliar a pontuação de SEO em cada página
  • Se todas as imagens são leves e carregam rapidamente
  • entre outras coisas…

As principais ferramentas que uso para testar os sites que desenvolvo são as seguintes:

Teste seu site em cada uma das ferramentas, veja quais são os pontos fortes e em quais pontos você precisa melhorar.

15. Aprenda como ter seu site contábil pronto em 3 dias

Não é loucura nem pegadinha, com certeza os pontos acima não são difíceis de fazer mas com certeza exigem tempo e estudo de você. Tempo que você poderia estar usando para fazer outros itens de sua empresa, ajustes e melhorias que você sabe que precisa fazer.

Então ao invés de criar um site de contabilidade, logo, redes sociais, criar textos e fazer testes, deixe este trabalho com nossa empresa. Confira nossos planos para sites contábeis neste link: https://vcsisorange.com.br/criacao-de-site-contabil/

A partir de R$49,90 por mês você já pode ter o seu site contábil completo com basicamente todos os recursos listados neste post

Estamos sempre prontos para lhe atender e tirar as suas dúvidas, que tal falar com nossa equipe agora mesmo?

criar um site de contabilidade em 3 dias

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *