Criamos site para contabilidade | Site Contábil | Criação de site

Whatsapp na Contabilidade? Sim aprenda como vender no Whatsapp

Com certeza você já recebeu pedidos de orçamentos pelo Whatsapp, mas vou te ensinar como o Whatsapp na contabilidade pode ser um mini CRM para organizar suas vendas e seus clientes.

Porque o Whatsapp? Porque ele ainda é o sistema de troca de mensagens instantâneas mais usado no mundo. Claro que não descartamos a importância de outros aplicativos como o Telegram e o Facebook Messenger. Mas a estrela deste artigo é sim o Whatsapp.

Vamos falar sobre os 5 tópicos mais importantes de auxilio ao contador e as melhores formas de usar o Whatsapp na contabilidade, são estes:

Veja como começar de forma profissional com o Whatsapp na Contabilidade?

O principio básico é que você tenha um numero profissional e outro pessoal, isso é importante porque você usará bastante a opção de status, e se você estiver usado seu numero pessoal é provável que aquela foto na balada ou bebendo com os amigos não vai pegar bem com seus clientes, então comece separando as coisas.

Numero do Telefone fixo no Whatsapp

Pouca gente sabe disso mas, é possível usar um numero de telefone fixo no whatsapp, e o melhor é que nem precisa de um chip com numero do telefone fixo. Normalmente para ativar o whatsapp recebemos um SMS com numero de ativação, mas para ativar números fixos ao invés da opção de SMS você deve usar ativação por chamada telefônica.

Coloque o numero do telefone de seu escritório e receberá uma chamada com um numero de ativação, digite este numero e pronto, seu whatsapp com numero fixo do escritório esta ativado. Agora você não precisa mais mudar a placa de seu escritório com numero fixo e outro com o numero do celular whatsapp.

Use o whatsapp business para sua contabilidade

Como deve saber existem 2 tipos de whatsapp, o convencional e o business. Em um primeiro momento os dois parecem idênticos mas ao entrar nas configurações vemos muitos recursos exclusivos no whatsapp business então atenção na hora de ativar o numero de sua empresa para não ativar na versão errada do aplicativo.

Aprenda como organizar o perfil de sua contabilidade no Whatsapp

Você vai acessar agora a parte de configurações de seu whatsapp e vai notar uma grande diferença entre o whatsapp comum e whatsapp business.

Uma das principais opções que quero destacar é a parte de ferramentas comerciais. Nela você consegue descrever todos os pontos principais de seu trabalho e de sua empresa, pode usar seu logo, descrever serviços que são prestados, horário de atendimento, endereço do estabelecimento com mapa, site oficial e dados de contato.

Isso facilita muito para seu cliente pois muitas informações que ele busca pode achar no perfil de sua empresa sem nem mesmo chamar o atendente. Outro ponto muito interessante é a integração do Facebook e Instagram, com esta integração suas redes sociais ficam conectadas ao whatsapp facilitando o contato com seu cliente e permitindo que ele te siga mais facilmente também.

O Whatsapp em sua versão empresarial também conta com um catalogo para compartilhar produtos e serviços com descrição e preço. Embora esta opção não seja muito usada por contadores ou outros profissionais prestadores de serviço.

perfil de sua contabilidade no Whatsapp

Como planejar um funil de vendas para Whatsapp com etiquetas

Ainda na parte de configurações do WhatsApp você vai encontrar a opção de etiquetas, funciona basicamente da seguinte forma: Você escolhe uma cor para sua etiqueta e depois da um nome para ela, imagine então que você tem uma etiqueta verde chamada “Pessoas Interessadas” você poderá então adicionar todas as pessoas que você esta conversando sobre os serviços de sua empresa a esta etiqueta.

Você também pode criar etiquetas do tipo: Pessoas que estão avaliando, responderão nas próximas semanas, aguardando apresentação, Etc..

Quando você clica em cada etiqueta o Whatsapp mostrará as pessoas respectivas a cada titulo, isso é ótimo porque você pode criar um tipo de funil de venda ou processo que as pessoas devem passar em seu whatsapp para que se convertam a clientes.

Depois de atender seu contato pela primeira vez você poderá adiciona-lo a etiqueta “Oportunidade Indicada” durante este processo forneça conteúdo rico e mostre que você pode ajudar muito com sua consultoria, envie artigos, vídeos e fale de maneira mais personalizada sobre o negocio de seu contato.

Com algum tempo seu contato se sentira confortável em perguntar sobre os valores de sua contabilidade, então mude a etiqueta dele para “Proposta comercial” e conforme as conversas e reuniões mude a etiqueta para “Em negociação”

Tenha por fim uma etiqueta de “Oportunidade ganha ou perdida” pois para aqueles que foram ganhos você poderá trabalhar o pós-venda e fazer campanhas de indicação. Já para as oportunidades perdidas você poderá voltar a contata-las no futuro para oferecer uma nova proposta.

Crie um pagina para capturar números do Whatsapp

A página de captura de números do Whatsapp funciona de forma semelhante a página de leads com e-mail, mas nesta você vai oferecer conteúdo exclusivo não por e-mail mas por whatsapp.

Você pode criar um lista de transmissão para os contatos que se cadastraram nesta página, em outros artigos falamos sobre a importância de se ter um blog em sua contabilidade e de ter um sistema de conteúdo exclusivo para atrair leads. Se ainda não leu vou deixar os links abaixo:

Existem formas de criar links especiais para grupos no whatsapp, quando o visitante de seu site clica neste link ele é adicionado automaticamente em seu grupo. Mas é importante lembrar que a “lista de transmissão” é diferente da opção “grupo” ok? Vou explicar a diferença e como usar as listas de transmissão.

Para gerar um link de seu grupo basta seguir este passo-a-passo criado diretamente pela equipe do Whatsapp

Listas de transmissão com conteúdo rico para assinantes

Grupos do whatsapp e listas de transmissão geram confusão em muita gente, alguns até acham que ambos fazem a mesma coisa mas na verdade são bem diferentes. Não preciso dar todos os detalhes sobre isso mas o principal é que os grupos do whatsapp permitem que todos escrevam e falem ao mesmo tempo, postando áudios, vídeos e imagens.

Já as listas de transmissão embora tenham um numero grande de pessoas, inclusive até superior aos grupos, neste formato não é permitido que todos escrevam, na verdade o único que pode escrever é o dono da lista de transmissão, o que ele escrever vai para todos na lista.

Se algum membro da lista quiser comentar algo a conversa vai de maneira privada diretamente para o dono da lista. Este tipo de formato é ideal para quem compartilha conteúdo com clientes.

Com certeza existem mais formas de usar o whatsapp para vendas de serviço em sua contabilidade, mas estas são as formas que eu mais gosto e espero que vocês tenham gostado também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *