Representante comercial, o que é e como iniciar nesta área?

representante comercial

O Que é Representante Comercial? Representante comercial é a pessoa que contrata para promover e vender os produtos de outra pessoa ou empresa. Essa pessoa pode ser autônoma ou terceirizada, e trabalha normalmente com um contrato de exclusividade.

É Comum a Representação Comercial Ser Feita Por:

  • Empresários
  • Profissionais Liberais
  • Microempreendedores Individuais

Mas antes veja como começar da maneira correta

É muito comum e saudável fazermos promessas de evolução profissional e desejo de ter um ano lucrativo logo no início de janeiro.

Mesmo que não seja para muito, se o seu negócio cresceu no ano passado isso é um sinal de que você melhorou ou no mínimo se manteve ativo.

Mas hoje vou lhe dar algumas dicas importantes para que este crescimento seja significativo este ano.

Um representante comercial sabe o poder do google

O Google tem 100 bilhões de buscas por mês, e em média rastreia diariamente 20 milhões de páginas e 30 trilhões de URLs. Por mês, cerca de 100 bilhões de buscas são realizadas em todo o mundo.

O futuro da busca está na contextualização de informações e não na pesquisa realizada em uma base de dados, explica a equipe por trás da plataforma.

A empresa reconhece, contudo, que ainda faltam muitas implementações para que esse tipo de busca, baseada em web semântica, seja o pilar das pesquisas on-line.

Claro que você possivelmente já imaginava sobre estes números, mas o foco aqui foi em uma questão importante, se você quer vender apareça no google.

Para começar seu ano lucrativo você precisa ter um site otimizado, um blog com uma estratégia inteligente, fotos e imagens de seus sites não podem ter sido pegas de outros sites etc.

Muitas empresas que não investem em publicidade e nem mesmo em redes sociais poderosas como o youtube acabam caindo no esquecimento ou então, quando não investem em um profissional da área e fazem por conta própria, no fim gastam fortunas dando tiros no escuro.

Para se ter um ano lucrativo invista em publicidade e especialmente em um site otimizado para as buscas do google para fortalecer a sua marca e diminuir riscos, isso é indispensável para a saúde de qualquer empresa e através destes investimentos almeja-se um retorno maior do que o investido.

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Você pode começar pelo Smartphone

A taxa de penetração dos smartphones no Brasil é de 14%. Considerado sua população, estimada em 190 a 195 milhões de habitantes, esse segmento soma 27 milhões de consumidores, setenta e três por cento de todos os brasileiros usam seus smartphones para acessar a internet todos os dias e 73% não saem de casa sem eles.

Você atende tantos clientes que até se perde?

Feito especialmente para empresas que precisam criar e controlar os processos comerciais. O Agendor é muito interessante para fornecedores de serviços e produtos de longos ciclos de vendas.

O crescimento sustentável exige organização e controle. Para obter sucesso nos negócios e expandir as vendas, nossos clientes sabem que precisam organizar a casa e controlar os processos comerciais de suas empresas.

Nós criamos o Agendor para resolver essa necessidade. Conheça:  http://www.agendor.com.br/

Ainda fecha o mês com planilhas?

O ZeroPaper oferece um programa financeiro online mais simples que uma planilha. Em poucos passos, você terá controle financeiro organizado das suas contas a pagar e a receber, e poderá extrair relatórios dos resultados do seu negócio e o melhor, é tudo gratuito. https://zeropaper.com.br/

Tenha um negócio paralelo

A crise financeira que assola a Europa e outros países no mundo veio criar mais desemprego e colocar as famílias em dificuldades econômicas.

Todas essas contrariedades vieram por outro lado criar mais negócios paralelos e sobretudo negócios em regime freelancer.

Qualquer ideia ou habilidade é posta em prática por milhares de pessoas que se cansaram de esperar por oportunidades, e que por iniciativa própria estão a tentar criar o seu sustento mesmo que só chegue para pagar as despesas.

Nunca é tarde para aprender novas coisas

O seu envolvimento em projetos novos na sua empresa ou aceitar frequentar formações só vai ajudá-lo a adquirir mais conhecimentos.

Outra dica então para se ter um ano lucrativo é a seguinte: Aproveite todas as oportunidades para ir crescendo enquanto profissional para mais tarde poder crescer o seu negócio paralelo.

Ou você pensa ou você produz

Vários estudos indicam que realizar muitas atividades é, na verdade, contra produtivo.

O que realmente acontece quando estamos realizando uma série de coisas simultaneamente é que nosso cérebro coloca atenção em apenas uma atividade de cada vez e, quando necessário, muda o foco do interesse, saltando assim de uma coisa para outra.

Neste sentido, ir e vir continuadamente faz com que nossas operações mentais se alternem excessivamente, criando um resultado altamente negativo.

E você, como conduz suas tarefas?… Foca em apenas uma de cada vez ou realiza várias ao mesmo tempo?

Network é tudo, conheça pessoas!

Network é marketing boca a boca. Não é prospectar nem recrutar nem vender, é conhecer, se relacionar, conversar. Investir na sua network profissional pode ajudá-lo a ano lucrativo, aumentar seu número de prospect, aumentar sua visibilidade e a da sua empresa, melhorar sua reputação perante a comunidade e aumentar sua influência.

Pense antes de falar qualquer coisa com seu cliente

Contra fatos (e palavras) não há argumentos. A pedra lançada e a palavra dita não têm volta, então muito cuidado com o que você fala para seus clientes. Uma palavra mal-empregada pode estragar todo processo de vendas.

Ron Burley, jornalista e empreendedor, listou as piores frases que um vendedor pode dizer na hora de atender um cliente. Preste atenção e não as repita jamais coisas como: “Não há nada que possamos fazer”, “Essa é a política da empresa”, “Você precisará entrar no nosso site”, “Isso é de responsabilidade do fabricante”.

Um contrato bem-feito é seu escudo a prova de balas

Nem preciso falar sobre a importância de ter um contrato revisado por um advogado preciso?

Sua empresa tem em conta o que sobra? Nem sobra?

O dinheiro é o comandante quando se trata de gestão financeira de uma empresa. A defasagem entre o tempo que você tem para pagar seus fornecedores e colaboradores, e o tempo que você tem para cobrar os seus clientes é problema para muitas empresas. E a solução para isso é o planejamento de fluxo de caixa.

Na sua forma mais simples, a gestão de fluxo de caixa significa atrasar os gastos de dinheiro tanto quanto possível e tentar receber o mais rápido possível de seus clientes. Gerenciar o fluxo de dinheiro do caixa da empresa é fundamental para o sucesso ao longo prazo e a viabilidade de todos os negócios.

Bom pessoal espero que tenham gostado destas dicas e das referências que dei sobre estes assuntos, a verdade é que lemos muitos artigos como estes, mas aplicamos 2 coisas ou menos, faça um esforço, tire um tempo para meditar e testar alguns itens. Todas estas dicas foram pensadas e testadas inclusive por outros empresários que hoje definitivamente aplicam.

Representante Comercial Autônomo

O representante comercial autônomo é aquele que trabalha por conta própria, sem vínculo empregatício com a empresa ou produtor que o contratou. Geralmente, o autônomo tem o seu próprio escritório ou home office, onde presta os seus serviços.

Representante Comercial Terceirizado

O representante comercial terceirizado é aquele que presta serviços para outra empresa, normalmente por meio de uma contratação. Essa pessoa trabalha normalmente sob supervisão da empresa contratante, que define as metas e os objetivos a serem alcançados.

Representante Comercial Freelancer

Representante comercial freelancer é uma pessoa que presta serviços sem vínculo empregatício, normalmente por meio de uma contratação. Esse profissional trabalha por conta própria e pode ter um escritório ou home office.

É Importante Fazer a Gestão Financeira do Representante Comercial

A gestão financeira do representante comercial é um aspecto importante para garantir a sua estabilidade econômica. Para isso, é preciso estabelecer metas de vendas e analisar os resultados para verificar se estão de acordo com as expectativas. Além disso, é importante controlar os gastos e seguir uma rotina de pagamentos.

Para saber mais sobre como fazer a gestão financeira do representante comercial, clique aqui.